SISTEST – Sistema de Testes de Hardware
Apresentação
O sistema PoliCorp de testes de hardware (SISTEST) foi desenvolvido para diagnosticar falhas e garantir a integridade do hardware e seus componentes. A base de desenvolvimento do sistema e ferramentas de testes são desenvolvidas utilizando o sistema operacional Linux. O sistema Linux foi escolhido por ser um sistema robusto, seguro, estável, testado e atualizado frequentemente por milhares de contribuidores e desenvolvedores ao redor do planeta. O sistema possibilita que se durante o processo de fabricação de hardware ocorrer problemas de conexão ou falhas de hardware elas possam ser rapidamente diagnosticadas e corrigidas. Isso é possível através da emissão de alertas e interrompimento do processo de testes até que o problema seja corrigido pelo operador.
Objetivo
O sistema de testes de hardware realiza vários testes na maquina visando detectar problemas entre os dispositivos. Os testes são realizados em 2 diferentes níveis: Nível de hardware e nível de operador, sendo projetado com 2 modalidades de testes denominadas testes automáticos e testes interativos.
Tipos de Testes
Automático
Consiste em uma camada mais próxima do hardware, sem a interação do operador. Ele realiza teste de áudio, smart, leitura/escrita em disco, vídeo 2D, renderização de imagens 3D, memória e CPU. É possível determinar a quantidade de ciclos de testes a serem realizados, além da possibilidade de seleção de quais testes serão realizados (vide seção “Seleção de testes”).
Interativo
O teste interativo é efetuado com o auxílio do operador, o qual efetua perguntas referentes à determinada situação e o operador responde se o mesmo está funcionando.
É realizado teste de execução e gravação de áudio (conexões traseiras e frontais), teste de teclado, teste de portas paralelas e portas seriais. Assim como os testes automáticos, os testes interativos também são selecionáveis (vide seção “Seleção de testes”).
Ciclo de Lançamento de Novas Versões e Manutenção
A cada ano são lançados novos modelos de hardware no mercado, para acompanhar esses lançamentos uma nova versão é planejada a cada 12 (doze) meses, acompanhando o lançamento da distribuição Linux base do sistema.
Também são realizados comparativos de funcionalidades com as soluções de testes comerciais do mercado.
Visando garantir total compatibilidade, durante o lançamento da nova versão é necessário uma nova homologação do(s) equipamentos em produção.
Se durante o ciclo de manutenção surgirem correções (patches) que possam interferir no funcionamento dos testes, aplicação de patches são disponibilizados através de uma nova matriz do sistema de testes.
Procedimentos de instalação e execução do sistema de testes
O Sistema de testes pode ser executado via Live através de um DVD ou pendrive ou instalado diretamente no disco rígido (HDD).
O sistema está preparado para ser instalado no disco rígido em conjunto com outros sistemas operacionais (dual boot). Dessa forma ao finalizar os testes o sistema de testes pode ser removido mantendo somente a versão do sistema operacional que será enviada ao cliente final.
Configurador de Testes
Com o configurador de testes é possível customizar quais testes serão executados em determinado hardware ou lote de hardware a ser produzido.
Configurador de testes automáticos
Defina os parâmetros desejados, em caso de duvidas posicione o mouse sobre a opção e uma tela explicativa para cada campo será apresentada.
Configurador de testes interativos
Selecione quais testes serão aplicados, nesta tela também é possível configurar BIOS, número de portas USB e Seriais, mensagens dos testes interativos e formato do relatório.
Ao salvar a configuração serão aplicados somente os testes selecionados.
Interface do Operador
O operador poderá clicar em qualquer um dos testes listados (automáticos e interativos) para ativar ou desativar sua execução. Para desativar um teste, basta clicar em cima do teste desejado. O botão ficará com uma cor diferente, indicando que está desativado. Para ativar, basta clicar novamente sobre o teste que deseja efetuar.
Durante a execução dos testes selecionados, no rodapé da janela principal, é mostrado o teste corrente, no que chamamos de barra de status. Além dessa barra de status, o teste corrente aparece com um contorno ao redor. No final do teste corrente, o ícone que corresponde ao teste é ativado.
Os testes não selecionados, permanecerão com o rótulo “checado” desativado.
Este rótulo é ativado, aparecendo na cor verde, apenas se o teste foi bem sucedido. Caso o teste falhe, o rotulo é trocado por um ‘X’ na cor vermelha.
Resultado dos testes
Ao finalizar todos os testes Interativos e automáticos o sistema gera um relatório incluindo o resultado dos testes. O relatório pode ser acessado através da pasta Relatórios no desktop.
Finalizando todos os testes com sucesso será apresentada uma opção para remover o sistema de testes. Para evitar erros como a remoção acidental do sistema o operador deverá confirmar a remoção.