Skip to main content

Por que a maioria dos servidores são Linux?

Quando se trata de escolher um sistema operacional para aplicar em uma empresa, fatores como segurança, estabilidade e facilidade são de extrema importância. Embora o Sistema Windows ainda seja o mais utilizado no mercado, o Sistema Linux vem ganhando espaço em razão das suas vantagens.

A personalização é uma das grandes vantagens do Linux, uma vez que permite que menus e gráficos sejam adaptados às necessidades específicas de cada empresa, melhorando a performance das atividades. Além disso, a segurança do sistema é reforçada por meio da aprovação de um root, um usuário responsável por todas as alterações no sistema. Isso elimina a necessidade de utilizar softwares de antivírus.

Outra vantagem do Linux é que se trata de um software de código aberto, ou seja, o código fonte pode ser acessado por qualquer pessoa, o que aumenta a transparência e confiança na plataforma. Se houver falhas de segurança, a própria comunidade de usuários trabalha ativamente na correção e disponibilização de atualizações.

Uma das grandes vantagens do Linux é a sua gratuidade, já que não exige o pagamento de licença. Além disso, o sistema é leve, o que significa que é possível utilizá-lo em máquinas mais antigas sem perda de performance.

Na Policorp, trabalhamos com o desenvolvimento de sistemas Linux personalizados para empresas, integradores e fabricantes de hardware. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a obter todas as vantagens do Sistema Linux.