Metodologia Ágil Scrum
Grandes ideias surgem a todo o momento; há pessoas criativas e cheias de potencial por toda parte, mas para que essas grandes ideias tornem-se realidade, é necessário todo um processo de estudo e programação, é preciso pensar-se na estrutura e em como essa ideia pode sair do papel e no ramo da tecnologia há diversas maneiras disso acontecer; só que é preciso que se combine velocidade, qualidade, agilidade, redução de custos e tempo de produção. Essa é a proposta da Metodologia Ágil que surgiu há alguns anos quando um grupo de especialistas na área de software reuniu-se para discutir maneiras de melhorar o desempenho de seus projetos.
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, na qual se divide os projetos em ciclos - normalmente mensais - chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que no caso do Scrum, são chamadas de Sprints.
Vale lembrar que esse não é um processo padronizado no qual, meticulosamente, você segue uma série obrigatória de etapas sequenciais que vão garantir que você produza, no prazo e no orçamento, um produto de alta qualidade. Na verdade, o Scrum é um framework usado pra organizar e gerenciar trabalhos complexos, como projetos de desenvolvimento de software, por exemplo.
Scrum é um método ágil, representando uma alternativa flexível para orientar equipes na entrega de sistemas com qualidade, ou seja, o objetivo do Scrum é fornecer meios para que se gerencie atividades - muitas vezes complexas - de uma forma versátil, rápida e ágil que facilite a adaptação do projeto diante das inevitáveis mudanças.