office-1209640_1920.jpg

As Principais Diferenças Entre Linux e Windows Para Empresas

Todos já ouviram falar em Linux e Windows que são sistemas operacionais que podem ser usados em computadores domésticos, empresas ou servidores. Mas a pergunta que nunca se cala é: Qual dos dois é o melhor? Bem, ambos têm prós e contras. Hoje mostraremos algumas diferenças para que você decida qual deles se adapta melhor às necessidades da sua empresa.

Windows

O Windows é um sistema operacional que, para poder se utilizar legalmente em um computador  é necessário a compra de sua licença. O Windows não permite que se faça nenhuma alteração na programação do sistema, já que os usuários não têm acesso aos códigos que geraram o sistema operacional.

Linux

Linux é um termo popularmente empregado para se referir aos sistemas operacionais que utilizam o núcleo Linux. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e o distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

Ao contrário do Windows, o Linux pode ser usado livremente e há acesso ao código-fonte, assim qualquer um que entenda de programação e tenha interesse pode alterar e criar um novo sistema operacional.

3 Principais diferenças

Comecemos pelo custo-benefício! Neste quesito o Linux sai muito à frente, pois é um software livre e gratuito; disponível sob a Licença Pública Geral (GPL), ou seja, não há necessidade de comprar licenças para tê-lo em suas máquinas. O mais interessante é que apesar de ser gratuito o download do sistema e simples, fácil e seguro; podendo ser encontrado em diversos lugares na web.

Em contrapartida o Windows exige a compra de licenças, que pode variar entre R$450,00 e R$800,00, agora imagine o custo total para empresas que têm diversos computadores. Muitas vezes essa é uma questão muito importante no momento de decidir qual o melhor sistema operacional para o seu negócio.

Assim que você decide por um sistema vem a segunda etapa: INSTALAR! Existe a lenda de que o Linux só pode ser instalado por um técnico, porém não é verdade. Ambos os sistemas têm instalação parecida, pode-se usar CD ou fazer o download, a vantagem aqui também está com o Linux, já sua instalação é mais rápida, sem contar que sua operação é bem mais flexível. É possível até utilizar um HD de um computador no qual o Linux já foi instalado e usá-lo em outro computador, com todos os drivers automaticamente reconhecidos e funcionando.

Agora que você já tem o sistema instalado há a preocupação com a segurança dele. Essa é mais uma característica na qual o Linux sai em disparada na frente do Windows.
O Windows, por ser mais popular é mais alvejado com ataques e vírus, isso faz com que a Microsoft sempre esteja correndo atrás de desenvolver formas para manter a segurança dos usuários; existem, também, softwares pagos e gratuitos que visam proteger o usuário.

Ainda assim o Linux fica à frente em questão de segurança, já que as políticas de privilégios do usuário são eficientes, como, por exemplo, a exigência da senha do administrador para acessar e “correr dentro” do sistema. Isso impede que, no caso de acontecer uma infecção, o vírus fica impedido de espalhar-se; o que faz com que o reparo seja mais fácil e o prejuízo seja menor.

Com essas características você já consegue enxergar qual dos sistemas operacionais é o melhor para sua empresa, certo? Entre em contato com a Policorp. Estamos esperando por você!

Sede Curitiba

R. XV de Novembro, 964
Curitiba-PR, Brasil
+55 (41) 3045 9016
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sede Manaus

Rua do Sol, 02
Manaus-AM, Brasil
+55 (92) 9 8427 7444
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© 2018 PoliCorp. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: